quarta-feira, 8 de setembro de 2010

VILA BELA DA SANTÍSSIMA TRINDADE

OS ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO JUNTAMENTE COM PROFESSORES EMPREENDERAM VIAGEM A 1ª CAPITAL DO MATO GROSSO NO DIA 04/09 COM RETORNO DIA 07/09,  FAZENDO PARTE DO PROJETO "VIAJANDO PELA CULTURA AFRO", FORAM VISITADOS POVOS QUILOMBOLAS ONDE FOI MOSTRADA A DANÇA DO CONGO, TRILHAS COM BANHOS EM CACHOEIRAS, PASSEIO EM BARCO A MOTOR PELO RIO GUAPORÉ, ENFIM...POSTAREMOS A CADA DIA MAIS INFORMAÇÕES



Primeira capital de Mato Grosso, a pequena Vila Bela da Santíssima Trindade é um dos municípios com maior potencial turístico de Mato Grosso. No centro de Vila Bela , estão as ruínas de uma catedral do período colonial. Ela é um símbolo da cidade e constitui o marco de uma história que começa em 1752 . Naquela época, a descoberta de riquezas minerais na região do Rio Guaporé, fez com que Portugal se apressasse em povoá-la, temendo que os vizinhos espanhóis fizessem o mesmo. Foi então criada a Capitania de Mato Grosso e sua capital instalada em 19 de março de 1752, com o nome de Vila Bela da Santíssima Trindade. Enquanto foi capital, a cidade obteve um progresso muito grande devido aos investimentos em infra-estrutura e incentivos fiscais para os novos moradores. No entanto, as dificuldades de povoar a região (distância, doenças, falta de rotas comerciais) e o estabelecimento de um importante centro comercial em Cuiabá acabaram forçando a transferência da capital, em 1835. Como uma cidade qualquer, Vila Bela não resistiria. Os moradores abandonaram a região, deixando casas, estabelecimentos comerciais e escravos para trás. Num dos episódios mais fascinantes de toda essa história, são estes escravos abandonados que garantem a sobrevivência da cidade, constituindo no local uma comunidade negra forte, unida e fiel às suas tradições.
ALMOÇO COM FAMÍLIA QUILOMBOLA
 LAGARTIXINHAS TOMANDO SOL RSRSRS





TRILHASRIO GUAPORÉ
Parque Estadual da Serra de Ricardo Franco
O Parque está localizado nas terras altas da Amazônia Ocidental, no chamado Vale do Guaporé, entre os estados de Mato Grosso e Rondônia. Ricardo Franco faz divisa com o Parque Estadual da Serra de Santa Bárbara e com o Parque Noel Kempf, na Bolívia. A região do Guaporé possui um dos mais ricos ecossistemas do estado com áreas de transição entre a Amazônia, Cerrado e o Pantanal, concentrando alto grau de diversidade biológica e endemismo. Animais ameaçados de extinção como a onça-pintada, tamanduá-de-colete, preguiça-real e o boto-cor-de-rosa vivem no vale.
CACHOEIRA DOS NAMORADOS
CADÊ A CORAGEM?

 Kangingin é uma bebida produzida pelos negros no município de Vila Bela da Santíssima Trindade. É o único local de Mato-Grosso que produz o Kangingin. Dizem ser afrodisíaca, licorosa, revigorante e com sabor acre. Afirmam alguns, ser muito boa pra velho e quem está fraco e sem força para o amor. É muita usada nas festas. Essa bebida ainda é herança do tempo dos escravos.
É  um licor feito com raízes e ervas do Vale do Guaporé, antigamente bebido apenas pelos dançarinos da festa do Congo e de São Benedito. Era uma forma de repor as energias, visto que os dançarinos começavam a dançar às 04 horas da manhã e só paravam por volta de 21 horas, quando ainda tinham que participar dos bailes populares. 
Esquenta Xeréca licor energético de progênie africana, nascido em Vila Bela da Santíssima Trindade em 2002, Xeréca é o nome de um instrumento musical africano, e para homenagear a população nativa que é maioria negra, através da sugestão de um percusionista que é considerado um dos maiores do mundo, batizamos o licor no aniversário dos 250 anos da cidade.


Ruinas da Igreja de Vila Bela da Santíssima Trindade POÇO CONSTRUÍDO PELOS QUILOMBOLAS

A recuperação dos poços da cidade está entre as ações que a Secretaria tem apoiado naquela cidade. Já são 34 os poços catalogados, mas há informação de que existem em torno de 60 poços em Vila Bela, construídos em pedra canga com aroeira no fundo. Um desses poços já foi restaurado.


O Rio Guaporé nasce na Chapada dos Parecis – MT, a 630 metros de altitude ao encontrar o rio Mamoré (Bolívia). Na sua extensão de aproximadamente 1.400 km, sendo que 1.150 km são navegáveis a partir de Vila Bela da Santíssima Trindade. Em todo seu percurso na Rondônia, e uma pequena parte de Mato Grosso, forma fronteira do Brasil com a Bolívia

2 comentários: